quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ACESSÓRIOS : PRA QUE TE QUERO ! Parte II - Sapatos

Se tem um acessório que é a grande paixão das mulheres é o sapato. Qual mulher que nunca se apaixonou por um sapato, comprou por impulso e só quando chegou em casa percebeu que não tinha nenhuma peça para combinar ?!
Os sapatos, como qualquer peça do vestuário, também tem seus truques. Mais uma vez repito : tudo depende do efeito que se quer dar. A regra geral para o uso correto dos sapatos é que, preferencialmente, sejam de cor neutra.
Uma das dúvidas mais frequentes é se a cor do sapato deve combinar com a cor da bolsa. Hoje em dia, a tendência é que não se combine. Entretanto, o que sempre deve ser observado é o peso e o nível de formalidade. Por exemplo, se vc está usando uma carteira, com certeza não poderá usar uma rasterinha. Ora, além dessas 2 peças terem pesos visuais diferentes ( uma é muito mais leve que a outra ), uma é mais formal ( a carteira ) e a outra, mais despojada (a rasterinha ). O grande segredo nesse caso é o bom senso.
Você é baixinha e quer criar a sensação de que é mais alta ?
- o grande truque nesse caso é dar preferência aos sapatos da mesma cor da saia/ calça/vestido ou da barra da saia/calça. Como fica tudo da mesma cor, cria a sensação de que é uma coisa só ( não provoca corte na silhueta) e com isso, alonga. Se vc não tem um sapato da mesma cor, tente usar um sapato que seja o mais próximo possível da cor da saia/calça/vestido. - prefira sapatos que possuam linhas na vertical porque isso, com certeza, irá alongar a sua silhueta. Lembre-se que, na maioria das vezes, sapatos que têm linhas na horizontal, achatam. Então, se vc é desprovida de altura e coloca uma sandália que tem uma linha na horizontal, acaba criando uma sensação de corte, o que pode, em muitos casos,te deixar mais baixa do que realmente é.
Cor no sapato
Muitas mulheres gostam de colocar uma cor no sapato. Eu, definitivamente, sou uma dessas. Mas cuidado ! A cor do sapato tem sempre que ter uma referência no resto da roupa ou numa parte do corpo. Como assim ? Você não pode simplesmente escolher uma cor e colocar aleatoriamente. Se você escolheu um sapato vermelho, por exemplo, você tem que repetir essa cor em alguma outra parte do corpo. Não necesariamente tem que ser em outra peça. Pode até mesmo ser a cor do esmalte, do batom, da maquiagem ou pequenos detalhes em vermelho presentes na bolsa ou no brinco.
Se você é mais tradicional ou tem medo de errar, opte sempre por sapatos de tons mais escuros, pois esses tendem a ser mais harmônicos e a chande de errar é mínima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário