segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Estilo : você tem o seu ?

Muitos acham que estilo ou se nasce com ele ou então, já era. Não concordo com essa afirmativa. É claro que existem pessoas sortudas que já nascem com um senso crítico e que têm consciência corporal e, portanto, sabem o que melhor lhe veste. Mas, para a maioria dos mortais, só com muito esforço e dedicação consegue “montar” seu próprio estilo.

É muito comum confundir estilo com a pessoa ser estilosa. Apesar da diferença entre um conceito e outro ser tênue, existe sim. Estilo nada mais é do que a sua identidade visual, ou seja, a imagem que você quer passar e a imagem que você passa. Através do estilo, cada um mostra como é. Acredito que a grande característica do estilo é que ele recebe influência de tudo o que nos cerca : o ambiente em que vivemos, o nosso trabalho, as nossas amizades, as nossas necessidades, o nosso ambiente de trablalho, os lugares que geralmente vamos, etc. Segundo Constanza Pascolato no seu livro Confidencial - Segredos de Moda, Estilo e Bem-viver, “Estilo é o que dá forma ao pensamento e mostra quem você é de verdade. Estilo distingue quem espelha de quem irradia. Estilo é conquista individual, plena de autonomia. Ele nos dá sentido de competência, prazer e segurança. Transcende tempo e gênero”. Já estilosa é aquela pessoa que tem o seu próprio estilo e que sabe passá-lo, que tem bom gosto, bom senso ( ou seja, sabe o que melhor lhe cai ). Sabe aquela pessoa que você olha e pensa que em você aquela roupa nunca ficaria boa ? Sabe aquela pessoa que onde quer que você encontre, ela está bem arrumada e de um jeito único, de uma forma que só ela se veste ? Pois então, esta pessoa é o que chamamos de estilosa.

A maioria das pessoas que têm estilo são também estilosas. Acho muito dificil ou quase impossível uma pessoa estilosa não ter estilo. A verdade é que poucas são as pessoas que têm estilo ou são estilosas neste mundo de hoje. Hoje em dia, com a globalização e o fácil acesso do que está na moda no mundo todo, as pessoas se tornaram verdadeiros cabides das roupas e tendências do momento. A pessoa que tem estilo e que é estilosa não usa uma roupa só porque está na moda ...

Acho fundamental que cada pessoa tenha o seu próprio estilo ou caso não tenha, que queira ter. O ponto central para se ter estilo é você resolver qual mensagem quer passar com a sua imagem. Mais uma vez aí se mostra a importância da imagem nas nossa vidas. Como disse, para se ter estilo primeiro se tem que decidir qual imagem você quer ter. Alcançar este estilo só depende do seu trabalho. No início, pode parecer extremamente difícil, mas posso garantir que, com o tempo, se tornará bem mais fácil. O estilo se constrói no dia-a-dia : desde a roupa que você vai sair para comprar pão ou ir à academia até a roupa que se vai à uma festa black -tie. Quem tem estilo, sabe a roupa adequada para cada ocasião.

Como se faz para alcançar um estilo ? Primeiramente, você tem que se conhecer muito bem. Tem que saber o que quer valorizar e o que quer esconder e, principalmente, do que você gosta. Você deve analisar não só o que você gosta na moda, mas também e principalmente, o que você gosta em todos os aspectos de sua vida : música,cinema, livros, etc. Tudo isso define quem você é e do que realmente gosta. Posteriormente, você deve decidir qual a imagem que você quer ter. Com a internet, isso ficou bem mais fácil. Você pode até escolher alguém que represente a imagem que você gostaria de ter. Pesquise em revistas e na internet. Recorte ou imprima essas figuras. Faça o que eu chamo de mural de inspiração. Tente achar uma imagem que represente cada situação de sua vida : trabalho, dia-a-dia, passeio, hobby, festa ... Agora chegou a hora da verdade : analise todas as figuras que vc separou e veja se o estereótipo combina com o seu. Como assim ? O tipo físico é o mesmo que o seu ? O estilo de vida lembra o seu ? Os pontos fortes e fracos conincidem ? Caso a resposta tenha sido negativa para a maioria das perguntas, aconselho que você comece tudo de novo. Escolha outras imagens, afinal, não adianta você querer ser como a Gisele Bunchen se é baixinha e tem quadril largo, por exemplo. As roupas que ficam bem na Gisele, com certeza, não ficarão bem em você! Dessa vez, escolha imagens que se pareçam mais com você, tanto no tipo físico quanto no estilo de vida e gosto. Tenho certeza que se você escolher alguém que se pareça mais com você em todos os aspectos, a chance de acertar e finalmente conquistar o seu estilo é muito maior.

Não é nada fácil a busca por um estilo próprio ... Aliás, nem todo mundo consegue ! Mas como tudo na vida, se vc tiver perseverança e acreditar que é possível, com certeza, conseguirá !
Tenho várias pessoas que admiro e que para mim são ícones : Audrey Hepburn, Jaqueline Kennedy, Coco Chanel, Constanza Pascolato, Glória Kalil, dentre outras. O que mais me instiga em mulheres como Chanel, Jackie ou Audrey é que apesar de terem vivido em outra época, seus comportamentos e modo de vestir são atemporais. Além disso, essas mulheres foram além dos seus estilos e acabaram criando estilos. Essas mulheres poderiam perfeitamente sair com as roupas que usavam em suas épocas e continuariam atuais. Quem não se lembra das leggings com sapatilhas usadas por Audrey ? Quem não se lembra dos óculos gigantes usados por Jackie e que hoje continuam em voga ? Quem não se lembra dos tailleurs criados por Chanel e que até hoje mulheres do mundo inteiro ainda usam ?

Estilo ? Cada um pode e deve ter o seu, afinal, você não quer ser igual a todo mundo, não é ?!



 





 




“Estilo pessoal, imagem própria, linguagem visual exclusiva, caracterização das diferença de cada um., isso tudo só é possível conseguir, neste novo século, com habilidade para misturar, combinarm alternar roupas e acessórios de diferentes origens : caro e barato, aristocrático e pop, rústico e precioso, raro e banal. Missturar é o que há de mais genial em moda e estilo em nossa época.” (Costanza Pacolato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário